sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Trem da Alegria, breve na sua TV !!

Não, não é o seu blog favorito que vai parar na televisão... Apesar das inúmeras ofertas aos blogueiros para estrelarem a próxima novela das 8...

O que aconteceu foi o seeeeguinte... Nosso querido presidente Lula, como todos sabem, adora uma televisão... Primeiro, moveu mundos e fundos para que entrasse a TV digital, só não falou nada sobre o lobby TV Globo-NEC-Sony-minha vizinha viciada em novela. É... Por que vocês acham que foi escolhido o padrão japonês, que é o mais caro de ser implementado ???? ( bem, pelo menos vão dar o toque brazuca, através de software desenvolvido por universidades brasileiras ) .

Na prática mesmo, só vai servir para turbinar a venda de TVs planas ( LCD e plasma ) , e certamente quem ainda insiste na velha TV de 20, ops, 29 polegadas vai ter que se resignar a ouvir piadinhas do tipo “ ahhh, você ainda está com esse trambolho ????” ( um comentário ! Meu gato adora dormir em cima da TV, e só o fato de não ter que acordar de madrugada com arranhões e mordidas é um argumento de ouro para continuar mais alguns anos com o meu “trambolho” !!! )

Bem, isso é só uma parte da história... Só foi um aperitivo para engolir melhor o que vem em seguida...

Agora, vem a outra parte... Não satisfeito com a TV digital , Lulinha resolveu criar também sua “TV Pública” ( ué ???? E TV Cultura e TVE são o quê ????? ), nos moldes da BBC ( ahhh, como é que é ?????? É ruuuuim chegar a 1.500 quilômetros da BBC ! ) .

Só que ao contrário das citadas emissoras brasileiras, que atualmente podem contratar sem concurso ( é que antigamente eram por concurso sim ! Só resta saber quem mudou isso, se foi Lula ou FHC !! ), Lula já escancarou de vez na criação da nova “emissora” , e já determinou que todo mundo que vai trabalhar na “Emissora Brasil de Comunicação” vai entrar pela janela e porta dos fundos.

A desculpa é que assim podem pegar os melhores profissionais, que serão selecionados para funções bem específicas, como artistas, diretores, etc... Até aí, dá para engolir, mas tá valendo a aposta como vai ter até telefonista entrando pelo “atendimento de necessidade temporária de excepcional interesse público pelo prazo improrrogável de 36 meses” ...

A coisa vai ficar tão fedorenta que até a escolha dos conselheiros da tal nova TV vai ser decidida pelo presidente. Ah, mas não vai ser todos... São 20 conselheiros, mas 19 vão ser escolhidos pelo Lulinha... Imaginem o estrago que esses 19 puxa-sacos vão fazer nos cofres públicos. Vale até contratar sogra como âncora de tele-jornal...

Senhoras e Senhores, o MEGA TREM DA ALEGRIA chega ao horário nobre da TV...




http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u336190.shtml


12/10/2007 - 10h32
TV do governo terá servidor sem concurso
LETÍCIA SANDER
da Folha de S.Paulo, em Brasília

A medida provisória que criou ontem a nova rede pública de TV permitirá a contratação de servidores sem concurso público, com a análise do currículo do profissional, por um período de 36 meses. Isso poderá ser feito durante 90 dias a partir da constituição da nova empresa que vai gerir a TV.

A quantidade de funcionários que poderão ser chamados à nova emissora por meio desse mecanismo não está explicitada na medida provisória.

O texto apenas menciona que "os quantitativos" desses funcionários "temporários" serão aprovados pelo ministro da Comunicação Social, Franklin Martins. A MP diz ainda que o objetivo das contratações é o "atendimento de necessidade temporária de excepcional interesse público pelo prazo improrrogável de 36 meses" e que se trata de pessoas "imprescindíveis" ao funcionamento inicial da empresa.

Outro artigo afirma que a TV pública poderá contratar, "em caráter excepcional e segundo critérios fixados pelo Conselho de Administração, especialistas para a execução de trabalhos nas áreas artística, audiovisual e jornalística, por projetos e prazos limitados".

A futura presidente da TV, a jornalista Tereza Cruvinel, disse que a medida atenderá apenas a casos de pessoas com "formação muito específica".

"A MP em algum momento abre a possibilidade de contratos de pessoas com formação muito específica, um artista, um profissional de TV muito específico, para atender as suas necessidades temporárias, sobretudo na implantação", disse Cruvinel.

A Folha apurou que Eduardo Castro, ex-Bandeirantes e hoje assessor especial de Franklin Martins, poderá ser chamado à TV pública e deverá ser enquadrado em uma das duas regras. Ele deverá assumir a chefia de redação, e estará diretamente subordinado a Helena Chagas (direção de jornalismo). Castro auxiliou Franklin nos últimos meses no processo de elaboração da TV pública.

Na entrevista de ontem, Cruvinel e o ministro esclareceram que a nova TV incorporará os funcionários da Radiobrás, estatal federal que hoje cuida dos serviços de comunicação e que já tem em seus quadros técnicos e profissionais da área de jornalismo.

Conselho curador

Ambos argumentaram que o conselho curador, a ser composto por 20 membros, evitará que a emissora seja chapa-branca e vire "alvo político do governo de plantão". Na prática, entretanto, 19 dos 20 conselheiros que terão a incumbência de manter a independência da TV serão escolhidos pelo presidente da República.

"É a questão do ovo e da galinha... Se não for o presidente, quem vai indicar?", argumentou Franklin, ao final da entrevista coletiva de ontem.

A medida provisória que cria a Empresa Brasil de Comunicação, gestora da TV pública, foi publicada ontem no "Diário Oficial". A empresa será vinculada ao ministério ocupado hoje por Franklin. A MP prevê autonomia da empresa em relação ao governo federal para definir a produção, programação e distribuição de conteúdo.

"É muito legítima a preocupação se não haverá algum tipo de interferência governamental na programação, visando a ter algum tipo de lucro político ao governo de plantão. Por isso mesmo --como não se quer confiar apenas na virtude dos homens-- é que se criou a idéia do conselho curador", disse ele, acrescentando que o risco de manipulação existe tanto na televisão pública quanto na comercial.

O conselho curador terá um total de 20 membros. Um será representante dos funcionários, o único a não ser escolhido pelo presidente da República. Haverá ainda 4 ministros e 15 representantes da sociedade no conselho. Os nomes devem ser anunciados dentro de aproximadamente 15 dias. A sugestão de congressistas de que o conselho tivesse um parlamentar em seus quadros não foi acatada. A MP será encaminhada agora para o Congresso, que terá de apreciá-la.

Reportagem da Folha publicada no último domingo revelou que a cobertura da Rede Globo sobre o dossiegate na reta final do primeiro turno da eleição de 2006 foi o fator determinante para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidisse priorizar a criação de uma rede pública de TV.

Na avaliação do governo, segundo a reportagem, a cobertura foi desequilibrada e o governo não poderia ficar "na mão da Globo", rede que domina o mercado no país.

Ontem, Franklin negou que a TV pública será um contraponto ao que membros e aliados do governo tacham de "monopólio" dos meios de comunicação no Brasil.

Um comentário:

Anônimo disse...

Desde que esses funcionário não ganhem estabilidade... Mas começou bem esta tv. Presidente uma roberto marinho... bleh! Mas que é verdade o monopólio é. Mesmas notícias sob único ponto de vista, aquele parcialidade, aquela oposição, a fechada de olhos, omissão de certos assuntos mais relevantes ao país tornam esses canais um monopólio, em um sentido mais profundo.