terça-feira, 1 de julho de 2008

A história se repete : concursados não são convocados, mas terceirizados são contratados ! Agora no Ceará !

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?Codigo=550485
SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO (29/6/2008)

Aprovados exigem convocação

Grupo que representa concursados irá tentar um novo recurso junto à Promotoria de Justiça e Defesa da Saúde PúblicaCerca de 1.086 concursados da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) lutam, na Justiça, pela convocação para o trabalho. O concurso da Sesa para os profissionais de nível médio e superior aconteceu em 2006 e até agora só foram convocados os aprovados do nível médio e também os médicos. Já os outros concursados de nível superior aguardam a nomeação, enquanto suas vagas estão sendo preenchidas por terceirizados.
A presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais do Ceará, Eugênia Maria Araújo Costa, informa que além de assistentes sociais, biólogos, odontologistas, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas, ocupacionais e veterinários, aprovados no concurso de 2006 ainda não foram lotados.
Em razão disto, eles recorrerão à Promotoria de Justiça e Defesa da Saúde Pública. “A promotora Isabel Porto entrou com recurso determinando que o Estado chamasse até o prazo de 180 dias, encerrados no último 26, todos os aprovados. Mas o Estado recorreu junto à 5ª Vara da Fazenda Pública, alegando que não tinha como pagar todo os concursados”.
“Além de não chamar os concursados, o Estado conseguiu com uma ação no Tribunal de Justiça continuar lotando as vagas da Sesa com o terceirizados”, disse a assistente social.
Em reunião na manhã deste sábado, o grupo que representa estes concursados irá tentar um novo recurso junto à Promotoria de Justiça e Defesa da Saúde Pública e também na Procuradoria da Justiça do Trabalho. “O direito às vagas da Secretaria de Saúde do Estado pertencente a nós que prestamos concursos para elas e fomos aprovados e não a terceirizados que as estão ocupando”, destaca. “Por isso iremos também procurar o Ministério Público, através da Procuradoria da Justiça do Trabalho, para que eles observem esta irregularidade”, disse Eugênia Maria.
“Estamos indignados, pois fomos aprovados no concurso e estamos tendo o nosso direito negado. Os médicos foram nomeados em dezembro do ano passado e convocados no dia 13 de maio e a gente fica sem saber o que vai acontecer”, destacou a médica veterinária Patrícia Gomes de Matos.
Além das reuniões, a comissão mantém contato com todos os concursados do Estado ainda não convocados através da internet e no site de relacionamento Orkut, para que o maior número de profissionais se mobilizem e lutem por seus direitos. “Só estamos querendo o que é nosso de direito”, ressaltou a presidente do Sindicado dos Assistentes Sociais.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu que faço parte do corpo dos tecnicos de enfermagem que não foram convocado, fico indiguinada quando vou a um hospital do estado, incluindo qualquer um e vejo terceirizados ocupando o lugar que poderia ser meu por direito, e observo tambem o mal atendimento que é ofertado a população por pessoas despreparadas ser ter noção do direito de povo.e que muitos que estão ali porque são apadrinhadas por alguém.